Guaritas e Portarias: o Que Você Precisa Saber

Embora não sejam as únicas, as portarias são a porta de entrada do condomínio e a guarita, seja ela de acesso ou vigilância devem ter um tratamento que exige muita atenção.

Para que elas desempenhem seu papel com eficiência, é preciso que estejam adequadas, ou seja, é preciso haver algumas normas para guaritas de segurança e portarias serem postos de trabalho que deem as condições necessárias para que os profissionais desempenhem seu papel de forma impecável, com segurança e conforto, para proteger todos que estão dentro do condomínio.

As guaritas de segurança e portarias no condomínio devem dar a liberdade para que os porteiros que ali estão se movimentem com tranquilidade, devendo, sempre ser considerados os equipamentos de segurança instalados nesses locais, as cadeiras e mesas, iluminação, ser um local arejado e outras questões que diminuam o stress de quem tem que ficar muitas horas em um lugar muito visado dentro de um condomínio. Se bem-estar deve ser prioridade,

O dia a dia dos porteiros, trazem diversas dificuldades e desafios, que por sua vez, testam o profissionalismo dessa pessoa. Criar um espaço confortável no ambiente de trabalho dos porteiros é contribuir diretamente com segurança de seu condomínio.

O Fato é que ficar o dia inteiro trancado em um mesmo local em que qualquer descuido pode representar graves consequências ao condomínio, não é nada fácil.

Pensar na possibilidade de instalar, por exemplo, ar-condicionado é muito interessante, pois esse equipamento ajuda muito na questão do arejamento, além de contribuir com o bem-estar do profissional. Se não for possível, o mínimo é ter um ventilador, ainda mais se a guarita ou portaria forem menores.

A iluminação deve obedecer normas, para evitar o sono e a fadiga.

As cadeiras devem ser ergométricas, e juntamente com as mesas, que devem ter a altura recomendável pelas normas, justamente pelo porteiro passar o dia sentado. Por isso, é importante que a cadeira tenha regulagens, bem como apoio para os braços e até apoio para os pés.

Nunca se deve esquecer os bebedouros, que devem estar à disposição, principalmente nos dias mais quentes. Isso contribui muito com seu conforto diário.

Deve-se evitar ao máximo a aglomeração de funcionários e moradores nesses locais. As portarias e guaritas são local de trabalho e segurança, e não áreas de encontro ou lazer. Muitas vezes encontramos os sistemas de controle de ponto dos funcionários nesses locais, o que permite que os porteiros possa se distrair várias vezes ao dia.

A rede de comunicação, que pode ser feita pelos interfones, rádios e mesmo telefones celulares deve funcionar de modo a que o profissional saiba que, rapidamente poderá ser auxiliado em alguma ocorrência.

Programe pequenos intervalos para que os porteiros possa dar uma rápida relaxada, e caminhar, mesmo que por poucos minutos. Isso ajuda muito na sua saúde,

É sempre bom deixar à disposição, além da água, café, que para muito é um hábito que não pode faltar e, além disso, ajuda em deixar o funcionário desperto, afastando o sono. Se o ambiente não tiver bebedouro, disponibilize garrafinhas ou um filtro. Muitas vezes, o fato desse funcionário ser substituído por poucos minutos para ir encher uma garrafa de água ou ir ao banheiro, tem grande valia em mantê-lo ativo o tempo todo.

Evite que ela tenha à disposição equipamentos que possam distraí-lo, como rádios e televisão e os celulares devem ser proibidos. Ele poderá ver se tem alguma ligação ou recado nos momentos em que for beber água ou café e der uma caminhada.

Cuidado com TVs ou monitores de segurança. Seu papel é de cuidar da portaria ou guarita. É necessário verificar até que ponto esse trabalho não vai atrapalhar seu serviço, distraído esse funcionário.

Não existe nenhuma lei ou norma que obrigue os condomínios instalarem um banheiro dentro de suas portarias e guaritas. No entanto, essa ideia é muito prudente para o dia a dia do porteiro. Além de um banheiro dentro desses locais trazerem praticidade ao profissional, ainda evita com que ele se exponha de maneira desnecessária para usar alguma toalete externa.

Por fim e não menos importante, se as guaritas de segurança e portarias de seu condomínio contarem com banheiros, é fundamental ter cuidado com as janelas desses locais. Afinal, por ser um espaço em que pessoas mal-intencionadas possam causar algum problema.

Um item que deve ser estudado com carinho é a possibilidade de dotar as portarias e guaritas com vidros e portas blindados. Isso dará ao funcionário maior tranquilidade, além de tornar quase impossível que alguém o impeça de impedir a entrada de pessoas não autorizadas ou que possa avisar se achar que algo estranho esteja acontecendo

Criar um ambiente seguro é dever de todo o síndico que se preocupa com o bem-estar de seus condôminos e de seus funcionários. A preservação do condomínio começa justamente pelas guaritas de segurança e portarias, que por sua vez, têm uma função primordial para este objetivo.

Vivam a vida, e até a próxima.

Ivan Horcaio

Professor e palestrante com mais de 20 anos de atuação nas áreas do Direito Condominial e Direito Imobiliário, é autor de mais de 12 obras jurídicas, atuando junto a condomínios, administradoras de condomínios e imobiliárias