Há muitos anos sempre encero meus artigos, capítulos de livros, aulas e palestras desejando a todos que vivam a vida, e essa frase vem do Latim carpe diem.
Carpe diem é uma expressão em latim que significa “aproveite o dia”. Essa é a tradução literal e não significa aproveitar um dia específico, porém aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente.
A expressão carpe diem se torna um lema, que alerta que a vida é breve e deve ser aproveitada intensamente a todo momento.
O termo foi escrito pelo poeta romano Horácio (65 a.C. – 8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leuconói na frase: carpe diem, quam minimum credula postero. Que pode ser traduzida, de uma forma livre, para: “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.
Eu participei muitos anos de um grupo de homens livres e de bons costumes, ao qual estou adormecido no momento, e introduzi o hábito de, ao final de todas nossa reuniões, falarmos em voz alta essas palavras, logo após aquele que as estivesse presidindo, a falasse, em voz alta e vigorosa.
O significado de carpe diem é um convite para se aproveitar o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva, a partir desse dia percebi que saíamos dessa reuniões muito melhores do que quando entrávamos.
Uma de suas mensagens transmitida é que a incerteza da vida e do futuro não podem se tornar uma justificativa para não extrair o máximo do que o dia oferece.
Não há controle sobre o tempo, menos ainda sobre a morte, não se pode prever com certeza o que será do futuro. Esta incerteza não deve ser temida ou gerar uma paralisia, mas deve ser libertadora, um estímulo para uma vida bem vivida. Dure o quanto durar.
Assim, o conselho dado por Horácio é a importância de viver ao máximo as potencialidades do presente e importar-se o mínimo possível com o futuro já que não se pode ter certeza de que ele durará, embora, não esqueçamos, é nele em que viveremos o resto de nossas vidas.
Segundo Horácio, a vida é breve e a beleza perecível. A expressão carpe diem tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efêmera, por isso, cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura.
Na arte barroca, carpe diem torna-se um tema para refletir a inconstância e efemeridade (curta duração) da vida. Algumas vezes o tema é representado por flores, que traduzem a beleza, os prazeres e a brevidade da existência.
No filme A Sociedade dos Poetas Mortos, a mensagem carpe diem é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária. Recomendo esse filme. Assistam.
Vários autores, mesmo sem usar a expressão, defenderam o carpe diem ao longo das suas obras e vão te inspirar a querer aproveitar melhor o teu dia!
Ouça com cuidado. O que é que eles estão dizendo, afinal?
Uma das escritoras brasileiras mais importantes, Clarice Lispector defende que a vida deve ser aproveitada sem ser questionada, mergulhando na aventura sem hesitação.
Viver ao máximo agora para não se arrepender depois!
carpe diem henry thoreau
Henry David Thoreau, escritor norte-americano, e essa frase foi usada no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, citada acima, pelo professor John Keating, para incentivar os seus alunos a aproveitarem a vida e buscarem a felicidade.
Devemos desfrutar a vida em pleno, dia a dia.
O escritor norte-americano Ralph Waldo Emerson, chama a atenção para o fato de não aproveitarmos o que a vida nos dá a cada dia. E você, está aproveitando a sua vida ao máximo?
Para quê ter medo de viver?
Augusto Cury, psiquiatra e autor brasileiro, defende que não se deve ter medo de viver e sim medo de não aproveitar a dádiva da vida ao máximo.
O melhor é aproveitar agora e não deixar a vida para depois!
Walt Whitman, famoso poeta norte-americano, defendeu no seu poema Carol of Occupations, que devemos viver o dia de hoje, agora e não deixar a felicidade para depois.
Dar tudo ao presente é o segredo para ter um futuro mais rico.
A frase de Albert Camus, autor francês nascido na Argélia e Prêmio Nobel da Literatura, não pode te deixar indiferente. Você está dando tudo ao presente?
Ontem já passou e para amanhã ainda falta. Viva verdadeiramente o dia de hoje!
Pensar no hoje e não no ontem, que já passou, ou no amanhã, que ainda está para chegar. É este o conselho de Goethe, escritor e filósofo alemão do século XVIII e XIX.
A vida é breve, por isso agora é hora de parar de reclamar e aproveitar o que a vida te dá de bom dia após dia. Vamos lá?
Vivam a vida e até a próxima.