Ser síndico

Ivan Horcaio 09-11-2021

Olá, estou usando este espaço para mostrar àqueles que um dia, por vontade própria, ou nem tanto, resolveram contribuir com sua experiência e seus conhecimentos em prol do seu condomínio, e àqueles que tem na sindicatura sua profissão. Também vai ser muito útil para todos que estão pensando em enveredar por essa área profissional.

 

Eu sempre digo nos cursos ou palestras que dou que ser síndico é um sacerdócio, para aqueles que gostam de fazer o que é melhor sem ninguém saber quem fez ou se preocupar com isso, apenas pelo prazer de saber que foi ele quem fez.

 

Ser síndico não é fácil, por mais prazer que possa dar àquelas pessoas que têm energia e vontade de fazer as coisas em troca de, muitas vezes, apenas vê-las bem feitas.

 

É necessário conhecimentos, mesmo que básicos, de engenharia, contabilidade, administração, direito, psicologia, astrologia, homeopatia e tantas outras ciências, além de muita paciência e habilidade. Uma atividade em não fica muito bem falar que não sabe. Tem que saber!

 

Qual o síndico que, pensando ter feito o melhor, e na maioria das vezes o faz, não ouviu a reclamação de um condômino?

 

Nos casos em que se trata de um síndico profissional, a coisa também não se facilita. As cobranças são redobradas.

 

Pelas constantes mudanças de legislação, ou mesmo a criação de novas leis, o síndico tem que estar sempre muito bem informado, e os condomínios vem sofrendo nos últimos tempos exigências cada vez maiores.

 

Todos esses motivos me levaram a abrir este espaço para ajudar e, porque não, aprender, afinal, ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e nem tanto que não possa aprender., colocando semanalmente informações de relevância e também modelos de documentos que são usados nos condomínios, todos eles fundamentado e com explicações de como devem ser utilizados e em quais casos.

 

Colocarei as postagens sem muito critério, mas sempre com muito conteúdo

 

Os assuntos serão sempre relativos à realidade, ao dia a dia, e quando houver alguma dúvida, alguma curiosidade ou necessidade, fiquem à vontade. Perguntem, enviando uma mensagem pelo nosso contato no site,

 

Desde já, obrigado. e contem comigo.

 

Vivam a vida, e até a próxima.

 

Conheça nosso canal no YouTube.

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.

Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Professor e palestrante com mais de 20 anos de atuação nas áreas do Direito Condominial e Direito Imobiliário, é autor de mais de 12 obras jurídicas, atuando junto a condomínios, administradoras de condomínios e imobiliárias




Síndico, Ascensão e Queda

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

whatsapp twitter linkedin